As Criaturas do Casarão

07/05/2011

Compartilhar no Facebook

Artista transforma pneus em guerreiros e monstros.

O marceneiro Rafael Zaca, de Tijucas, usa as horas vagas para transformar pneus velhos em estátuas de grande realismo.

Reportagem de Graziela Balardim.
Jornal Notícias do Dia

Exposição: Alien, Lobisomem e guerreiros têm endereço certo em tijucas

Pneus e madeira se transformam em obras de arte nas mãos de Rafael Zaca, natural de tijucas, nossa "prata da casa" das artes plasticas. Há quase um ano, quem visita o Casarão Gallotti, no centro da cidade, pode se deparar com a figura de um imponente Golias, com a cabeça de um inimigo na mão. O guerreiro, pelas habilidades do artista, ganha contornos mitológicos, com seus pés de dragão.

Há ainda um lobisomem em posição de ataque, com a medonha boca escancarada, exibindo os caninos. Os amantes do cinema também vão ficar chocados ao se deparar, frente a frente, com o caçador alien do filme "O predador". A quarta figura da sala, com um escudo e uma clava, parece ter saído de uma história medieval. O nome não poderia ser mais adequado, 'Guerreiro das Sombras'.

Nas esculturas negras, feitas de pneus e detalhadas em madeira e metal, o que assombra é a riquesa de detalhes. Desde a expressão facial até as pontudas garras, tudo foi pensado para causar a reação que realmente gera nas pessoas: facinação.

Outras obras de arte de Zaca, que dividem o espaço com as esculturas, são "Lança de arremeço", "Alabarda", e "Escudo espartano". Somente os nomes ja denunciam o interesse do artista pelos instrumentos de guerra, que deixam a atmosfera do lugar ainda mais atraente para os visitantes.

O casarão Gallotti foi onde o escultor se revelou para tijucas. Nunca havia exposto antes na cidade, apenas em Penha e Balneário Camboriú. Mas no dia 15 de maio do ano passado ele deixou de ser Zacarias, o cidadão comum, e se transformou para a cidade em Rafael Zaca, o artista. Algumas de suas obras, com o tempo, deixaram o local, mas outras continuaram como exposição permanente.

 

Marceneiro Talentoso

O dia a dia de Rafael Zaca sempre foi trabalhar na marcenaria do pai, onde faz entalhes em madeira. Nas horas de folga o talento de Zaca extravasava e as esculturas ganhavam forma. A inspiração veio de filmes de gibis. "As histórias medievais sempre me facinaram muito. Também gosto de quadrinhos de super-heróis", revela.

O que era só um hobby tornou-se algo maior. O artista que havia dentro de Zaca ansiava sair. O que ele não espera era ter tanta aceitação. "Hoje eu vou aos lugares e as pessoas me reconhecem e me parabenizam", conta admirado.
Ele ainda não vive só da arte, continua trabalhando na marcenaria, mas já conseguiu agradar um empresário de Tijucas que, além de patrocinar a exposição, ainda adquiriu uma das eculturas em pneu.

Aberto ao Público: A exposição das obras de Rafael Zaca pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h e, em domingos e feriados, das 17h as 21h. A entrada é gratuita.

Copyright © 2017 Rafael Zaca - Tijucas - SC.
Todos os direitos reservados.